Benefícios de tomar água de pepinos e como prepará-lo

A água de pepinos tem uma série de benefícios muito importantes, os quais vão muito mais longe de perder peso, vamos ver os de uso mais frequente. Em alguns países, como o México, costuma acompanhar as refeições com este tipo de águas, preparadas com frutas ou vegetais, com excelentes resultados. Para outras pessoas, o ideal é beber um copo de manhã e outra à noite. Seja como for, o ponto fundamental é que a água de pepinos é um produto natural e extremamente saudável, cujo consumo se pode fazer seguindo o gosto pessoal. Em outras palavras, não existe uma forma em que necessariamente se deve beber esta deliciosa água de pepinos.


Benefícios de tomar água de pepinos e como prepará-loAntes de ver como prepará-lo e ver quais são seus benefícios, é importante notar que, se estamos bebendo para perder peso, é muito eficaz. No entanto, não vai funcionar se você não seguir uma dieta saudável e adequada, com todas as variantes necessárias; acompanhada com um bom regime de exercícios. Uma vida saudável nos leva a atingir e a manter um peso saudável. A água de pepino é muito eficaz, mas se a beber com comida sucata de 3500 calorias em um almoço e outro tanto em um jantar, a certeza de que não vamos perder nada de peso. Tudo é uma questão de critério.


Veja também:


Como preparar água de pepinos


Ingredientes:



  • Dois pepinos

  • Três limões

  • Dois litros de água

  • Adoçante ou açúcar, conforme sua preferência

  • Gelo

  • Opcionais: sementes de chia (uma colher de sopa), outras frutas ( frutas vermelhas sabem muito bem em água), e algo que sempre surpreende, mas que dá um sabor inconfundível: chile em pó.

Preparação:


Lavar, descascar e cortar o pepino. Como vamos fazer sumo ou processar, facilitamos a elaboração se cortamos em pedaços bem pequenos.
Processamos ou licuamos o pepino somente com um copo de água. Vamos adicionando o restante, à qual já fizemos dissolvido o adoçante ou o açúcar. Sugerimos que sejam dois litros, mas existem aqueles que preferem fazê-lo com menos água.
Adicionamos o suco dos limões e misture muito bem, levamos ao frigorífico, mas, no momento de servir é ideal adicionar alguns gelos.


Benefícios da água de pepinos


1. Ajuda a que o nosso meio interno, seja alcalino.


É importante deixar claros alguns aspectos sobre este ponto. O termo alcalino faz referência ao pH, que mede o nível de acidez ou alcalinidade. A escala vai de 0 muito ácido) a 14 ( muito alcalino), onde o nível 7 é neutro.


O nosso meio interno, tem mecanismos de regulação dos níveis de pH, e existe uma limitada flexibilidade às suas variantes (um pouco ácido, neutro ou ligeiramente alcalino).


Há aqueles que dizem que um meio ácido (ainda em valores que o nosso organismo tolera) é o responsável pelo desenvolvimento da maioria das doenças, dando especial importância ao câncer. Por outro lado, afirmam que um ambiente ácido tende a queimar músculo para gerar gordura, enquanto que um meio alcalino tende a queimar gordura e gerar músculo.


Por todos estes motivos, se compreenderá que, para aqueles que seguem esta teoria é a chave para manter nosso meio interno dentro da alcalinidade. E


l água de pepino tende a levar o pH justamente o setor alcalino, paradoxalmente, devido ao suco de limão. Se bem o suco de limão é ácido, tem uma reconhecida ação alcalinizante uma vez dentro do nosso organismo. A questão-chave neste caso é se tudo isso tem fundamento ou não.


Na verdade, ainda não há evidência científica que sustente que um meio ácido produz câncer, não há evidências de que a alcalinizar o meio interno, melhorar os pacientes com essa condição (o que são publicados são resultados anedóticos não duplo-cego estudos com um número de casos suficiente), nem nada do que se postula.


Mas devemos destacar que não há nada que diga que alcalinizar o meio interno, seja prejudicial nem muito menos. No que respeita à perda de peso, parece ter um certo fundamento.


2. Ajuda a perder peso.


Isso ocorre porque nos dá sensação de saciedade, mas proporciona muito poucas calorias. Nos tira a vontade de comer algo simplesmente por ansiedade e por outro lado nos alimenta sem que aportemos calorias em quantidade significativa. Acompanhado de uma dieta adequada e exercício físico é altamente eficaz.


3. É diurético, o que mobiliza os líquidos incorretamente retidos e os elimina.


Isto é muito importante em várias doenças, mas é especialmente útil para regular a pressão arterial elevada, levando-a a valores normais.


4. Por seu conteúdo de vitaminas para fortalecer a imunidade


Melhora as defesas do organismo, melhora muito o aspecto da pele , unhas e cabelos.


5. Ajuda no fortalecimento dos ossos


Por seu conteúdo de minerais é muito bom para os ossos.


6. É antioxidante.


Isto quer dizer que o combate aos temíveis radicais livres que se vão formando com o passar dos anos, e são responsáveis tanto a deterioração estético (com aspecto envelhecido), como das doenças que costumam aparecer com a idade, como a maioria das doenças cardiovasculares e o câncer. Portanto, beber um antioxidante diariamente nos mantém saudáveis e com aparência muito mais jovem.


7. É desintoxicante.


Com o provável benefício acontece o mesmo que com a alcalinização do meio interno, muitos defendem essa teoria, mas não há evidências que apoiem. Neste caso, há aqueles que sustentam que as toxinas se acumulam no tecido adiposo. Como a água de pepinos mobiliza o tecido adiposo, ao eliminar o mesmo, também ajuda a eliminar essas toxinas. Tudo isto carece de evidências científicas que apoiem, mas é igualmente incluímos na lista de benefícios, mas deixando claro que não há falta de evidências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *