Benefícios da erva-mate

8-benefícios-de-da-erva-mate


A erva-mate é um arbusto, cujas folhas se realiza uma infusão que se bebe muito no sul da América Latina, e por uma questão de movimentos migratórios, também na Síria.


Esta infusão, porém não é muito parecida com as outras que costumam beber o resto do mundo, já que não se trata apenas de adicionar água quente das folhas trituradas.


Em alguns casos é adicionado à erva-mate e outras ervas (camomila, boldo) ou até mesmo a pele de frutas, como pode ser de limão ou laranja.


O que É Exatamente a Erva-Mate?


erva-mate-no-manobra proibida para chegar-e-copo


É chamado de Erva-Mate, ou simplesmente Mate, a infusão criada da planta Ilex paraguariensis.


Para prepará-lo, desidratar as folhas no fogo então triturarlas. Em seguida, misturam-se com água quente em um recipiente especial, chamado de cabaça ou porongo.


Para beber se você estiver usando um dispositivo especial chamado bulbo, que é como um sorvete, mas que tem um setor inferior (que fica em contato com a erva-mate) bem rastreio, para que não possam passar elementos sólidos.


Vai derramando um pouco de água bem quente (isso é chamado de aprontar mate) e bebe. O processo se repete de forma constante (ele derrama um pouco de água e depois bebe um pouco).


Benefícios de Beber Mate


Compartilhar um chá de Erva-Mate é um sinal de amizade e vínculo muito próximo com outros. Devido ao seu especial sabor, a erva-mate ganhou popularidade ao redor do mundo.


Alguns dizem que tem um sabor forte, como o café, os benefícios do chá e o prazer do chocolate.


Mas a Erva-Mate não só se tornou famoso por seu significado espiritual e o seu sabor e efeito, incluir Erva-Mate em seu dia pode dar-te muitos benefícios:



  • Alto em antioxidantes e nutrientes

  • Aumenta a energia e o nível de concentração

  • Favorece o desempenho físico

  • Protege contra infecções

  • Favorece a perda de gordura corporal, mas principalmente abdominal

  • Fortalece o sistema imunitário

  • Diminui os níveis de açúcar no sangue

  • Diminui o risco de enefermedades do coração

1. A Erva-Mate é Alto em Antioxidantes e Nutrientes


Os antioxidantes ajudam a combater os efeitos dos radicais livres no seu corpo. Esses produtos químicos, são os responsáveis pelo envelhecimento, bem como de doenças cardiovasculares e degenerativas, como o câncer.


A erva-mate tem muitos fitonutrientes que são de muito benefício para o seu corpo. De fato, a erva-mate contém mais antioxidantes do que o chá verde (1, 2):



  • Xantinas: Também contidos no café e no chocolate as xantinas são estimulantes do sistema nervoso e também podem ser encontradas em outros tipos de chá.

  • Polifenóis: Ter uma dieta rica em polifenóis, diminui o risco de muitas doenças, por seu potente efeito antioxidante.

  • Saponinas: As saponinas têm sabor amargo da Erva-Mate. Além de seu sabor, as saponinas, distinguem-se por ter efeitos anti-inflamatórios e favorecem a diminuição do colesterol.

  • Derivados do ácido cafeico: Estes compostos têm um efeito antioxidante.

O que é ainda mais interessante, é que a erva-mate contém sete dos nove aminoácidos essenciais, além de uma alta quantidade de vitaminas e minerais (1, 3).


No entanto, o chá contém pouca quantidade destes nutrientes, por que consumir, desta maneira, não lhe dará a sua dieta todos os seus benefícios.


2. Aumenta a Energia e o Nível de Concentração


mulher-fazendo-exercício-concentrada


Os alimentos e bebidas que contêm cafeína se mantêm mais concentrado, ativo e alerta. Além disso, diminuem a sensação de fadiga.


A cafeína altera os níveis de neurotransmissores e moléculas no cérebro beneficiando a concentração (4, 5, 6).


Estudos em humanos têm mostrado que consumir cafeína favorece o estado de alerta, quando se consumia uma quantidade de 37,5 a 450 mg (7).


Uma xícara de erva-mate se aporte 85 mg de cafeína, o que é menos do que uma xícara de café , mas, muito mais do que uma xícara de chá (4).


As pessoas que consomem a erva-mate expressam manter-se alerta quando consomem café, mas sem seus efeitos colaterais.


No entanto, esta afirmação não foi cientificamente comprovada e precisam realizar investigação científica a respeito.


3. A Infusão de Erva-Mate Favorece o Desempenho Físico


Devido a que a erva-mate contém quantidades moderadas de cafeína, sua infusão tem efeitos físicos semelhantes ao do consumo de café ou bebidas com cafeína.


A cafeína reduz a fadiga e melhora o desempenho atlético, até 5%, isto é devido a que aumenta as contrações musculares (8, 9, 10, 11).


Um estudo realizado em humanos sem problemas de saúde, constatou que consumir 1 grama de erva-mate antes de o exercício aumentou a perda de gordura de até 24% a uma intensidade moderada de atividade física (12).


Quanto mais gordura use seu corpo durante a atividade física, menos carboidratos musculares usará seu corpo. Isso permitirá que seu corpo use esses carboidratos durante exercícios de alta intensidade como o ciclismo de montanha.


Para maiores reservas de carboidratos musculares, o melhor desempenho atlético. Porém ainda não se sabe a quantidade adequada de erva-mate necessária para ter os melhores resultados, pois é necessário fazer investigação.


4. A Erva-Mate Pode Protege Seu Corpo Contra Infecções


mulher-saudável


Estudos têm demonstrado que o consumo de erva-mate pode prevenir infecções de bactérias, parasitas e fungos (1, 13, 14, 15, 16, 17).


Um estudo demonstrou que altas concentrações de extrato de erva-mate desmarque a bactéria Escherichia coli, também chamada de E. coli.


Esta bactéria é responsável por doenças transmitidas por alimentos e seus sintomas abrangem cólicas abdominais e diarréia (13, 14).


Além disso, a erva-mate também impede o crescimento do fungo Malassezia furfur. Os sintomas deste fungo incluem descamação da pele, descamação e, em alguns casos, urticária na pele (15).


Também foi encontrada evidência que sugere que o consumo de erva-mate pode prevenir parasitas intestinais (1).


Apesar dos resultados promissores, estes estudos não foram realizados em humanos e ainda é preciso realizar mais estudos a esse respeito (16, 17).



5. A Erva-Mate Ajuda a Fortalecer o Sistema Imunitário


A erva-mate contém fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos. É por isso que se pode considerar a erva-mate como um alimento funcional, principalmente porque contém:



  • Saponinas.

  • Antioxidantes (Polifenóis, derivados do Ácido Cafeico, Vitamina C, Vitamina E, Selênio e Zinco).

Devido ao seu conteúdo de saponinas, a erva-mate possui, naturalmente, propriedades anti-inflamatórias (1, 22).


E embora seu conteúdo de antioxidantes não é muito alto, estes podem fortalecer o sistema imunológico e melhorar o estado geral de saúde (23, 24).


Embora se tenham realizado estudos sobre esses compostos, nenhum foi realizado em humanos para analisar o impacto do sistema imune. Além disso, são desconhecidos seus efeitos diretos. É necessária mais investigação.


6. Consumir Erva-Mate Favorece a Perda de Gordura Corporal e Gordura Abdominal


mulheres-fazendo-abdominais


Estudos em animais têm demonstrado que a erva-mate acelera o metabolismo, o que ajuda a perder peso com maior velocidade (18).


Além disso, a erva-mate também pode reduzir o apetite, por isso é um excelente complemento para um plano de controlo ou de redução de peso (18).


Aparentemente, diminui o número total de células de gordura, reduz a quantidade de gordura que estas contêm, no seu interior, e aumenta a utilização de gordura armazenada como combustível para o seu corpo favorecendo que esta é utilizada como energia (12, 19, 20).


Em um estudo em pessoas com sobre peso, com uma duração de 12 semanas, verificou-se que o consumo de erva-mate favoreceu a redução do índice cintura-quadril em 2% (21).


Os resultados do estudo concluíram que pode favorecer a perda de gordura abdominal quando se consomem 3 gramas por cada 0.7 kg de peso (21).


Em contraste, o grupo de controlo, ao qual se lhe tomou um placebo aumentou em cerca de 2.8 kg e aumentou seu índice cintura-quadril 1% durante o estudo (21).


7. Incluir Infusões de Erva-Mate Diminui os Níveis de Açúcar no Sangue


Ainda não há pesquisas em seres humanos, estudos de laboratório têm demonstrado que a erva-mate pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir as complicações da diabetes.


Um estudo encontrou que a erva-mate pode melhorar a resposta de insulina em animais (25).


Também pode prevenir a formação de produtos finais de glicação avançada (PGA, ou AGE por suas siglas em inglês) , estes estão relacionados com o desenvolvimento de diferentes doenças (26, 27).


8. Diminui o risco de doenças do coração


mulher-segurando-centro


Além de todos os benefícios que já mencionei anteriormente, a erva-mate contém antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra doenças do coração.


Estudos em humanos demonstraram que reduz os níveis de colesterol de um 8.6% para 13.1% (28).


Estudos em laboratório e estudos em animais com extrato de mate oferece proteção contra doenças cardíacas (29, 30).


Apesar disso, são necessários mais estudos para determinar os efeitos a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *