Alimentos ricos em proteínas | Guia das Vitaminas

O ser humano deve consumir carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras, água e alimentos ricos em proteínas diariamente para considerar que mantém uma dieta balanceada. As proteínas, fornecem ao ser humano de aminoácidos no seu estado mais simples, eles são formadores de músculos, ossos, sistema nervoso, fortalece o cérebro, aumentam a resistência, aumentam a massa muscular, formam os órgãos, na fase fetal, e equilibrar as enzimas e os hormônios do corpo, além de auxiliar na regulação do metabolismo, juntamente com outros nutrientes.


Alimentos ricos em proteínas de origem animal

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Basicamente, qualquer derivado de origem animal são considerados alimentos ricos em proteínas , alguns deles com mais benefícios devido ao seu baixo teor em colesterol e gordura, outros, menos indicados para pessoas com sobre peso ou problemas metabólicos, em qualquer caso, essas recomendações se dão algumas ideias para incluir em sua dieta esses alimentos:


Carnes vermelhas: todas as provenientes de vaca, porco, borrego, vitela, carneiro…, ou seja, todas as derivadas de mamíferos. Não são recomendadas para pessoas com colesterol alto, devido ao seu grande conteúdo de gordura saturada e de ácido úrico, mas também fornecem ferro, creatina, zinco e fósforo; vitaminas como a niacina, riboflavina, e B12. Contêm até 25 g de proteína por cada 110 gramas de produto e até 450 calorias.


Carnes brancas: considerada toda aquela que não provenha dos mamíferos, são também alimentos ricos em proteínas , pois contêm uma quantidade moderada de gordura saturada e até um grama de proteína que as carnes vermelhas. No caso dos peixes, encontram-se, de 20 a 25 gramas de proteína por cada 110 gramas de produto, e contém apenas 140 calorias, fornece ômegas, benéficos para o corpo humano. Por sua parte, as aves, como o peito de frango, só contêm 97 calorias e fornece 22 gramas de proteína por cada 110 gramas de produto.

Alimentos ricos em proteínas | Guia das vitaminas

Leite, ovo, queijo, creme, e outros derivados: Para estes casos, apenas o ovo pode ser considerado como um fornecedor importante de proteína. Algumas pessoas retiram a gema do ovo para evitar o consumo de gordura e colesterol de suas omeletes, preparando assim batidos, as claras ricos em proteínas. Nestes casos, o aporte de proteínas de duas claras de ovo é de 8 gramas, enquanto que no de um só ovo inteiro encontram-se 7 gramas de proteína.


Alimentos ricos em proteínas de origem vegetal

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Uma das vantagens de consumir alimentos ricos em proteínas de origem vegetal é que os nutrientes vitamínicos e minerais são mantidos totalmente, enquanto que os de origem animal se perdem quase por completo com a cozedura. Por sua vez, os de origem animal, não fornecem fibra significativa em contraponto com o alto aporte de ferro.


Para obter alimentos ricos em proteínas de origem vegetal é necessário combinar cereais e leguminosas, por exemplo:


Arroz com feijão, lentilhas com quinoa, tortilha de milho com feijão; encontra-se também a alga spirulina, frutos secos, legumes, tofu, o amaranto e germinados. Seu teor em proteínas é, às vezes, de até 35% a mais do que o mesmo peixe, principalmente no caso da soja e alga spirulina. De modo que você poderá encontrar alimentos ricos em proteínas do reino vegetal, sempre e quando os combine adequadamente, e manter uma dieta balanceada. Em qualquer um dos casos, tanto as proteínas vegetais como animais, contendo os 20 aminoácidos principais, que o corpo precisa.

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