5 espectaculares benefícios da maçã para os que não deves desistir

Diz a lenda popular que quem toma uma maçã por dia mantém o médico longe“An apple a day keeps the doctor away’


E é que a maçã é uma das frutas mais saudáveis que podemos incluir na nossa dieta, pela grande quantidade de benefícios que pode trazer ao nosso organismo. Por isso, não é de admirar que muitos nutricionistas consideram a maçã ‘a fruta milagre’.


A maçã é o fruto da árvore Malus Doméstica, originário da Ásia e das regiões do Leste da Europa. E, atualmente, todos os países com um clima temperado contam com um elevado nível de produção desta fruta.


1. Ajuda a perder peso


Com 85% de água, 9% de açúcar e uma grande quantidade de sais minerais, a maçã é um alimento que traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. E é que, além de ser baixa em calorias (cerca de 52 calorias por 100 gramas) e ser uma fruta ideal para emagrecer, alguns minerais como o cálcio ou potássio torná-la uma aliada essencial para nosso bem-estar. Além disso, seu alto teor em fibra oferece até 15% da quantidade de fibras que o organismo necessita a cada dia.

Estoque-Asso || Shutterstock

Estoque-Asso || Shutterstock


2. Protege a memória e os ossos


O fósforo que contém uma maçã, você pode nos ajudar também a manter sempre a memória em um estado saudável. E outros minerais, como o cálcio, fazem com que os nossos dentes e nossos ossos se mantenham sempre a ponto, evitando algumas doenças ósseas como a osteoporose ou as cáries.


3. Combate o mau colesterol


E se todos esses benefícios fossem poucos, um estudo elaborado em 2011 pela Universidade da Flórida, pôs-se de manifesto que a pectina e polifenóis que contém a maçã, ajudam a melhorar o metabolismo de lipídios do organismo. Isso significa que, se introduzirmos esta fruta na nossa dieta diária, podemos conseguir baixar o colesterol de lipoproteína de baixa (LDL), ou também conhecido como “colesterol ruim”. Além de evitar que o colesterol se acumule nas paredes de nossas artérias, a pectina possui um importante efeito saciante, algo que a torna a fruta em uma grande aliada em todas as dietas de emagrecimento.

Dima Moroz || Shutterstock

Dima Moroz || Shutterstock


4. Age como um potente antioxidante


Outro dado importante a destacar da ‘fruta milagre’ são seus antioxidantes, pois estes ajudam o organismo a combater doenças, retardam o envelhecimento de nossas células, e ajudam o corpo a se curar certas feridas ou lesões. Além disso, os antioxidantes da maçã evitam o aparecimento de radicais livres, que podem ajudar a prevenir algumas doenças de tipo crônico, até mesmo, alguns tipos de câncer.


5. Cuida o sistema gastrointestinal


Muitas vezes teremos ouvido também que a maçã é uma fruta adstringente, e que é o alimento ideal quando se atravessa alguma doença do tipo do estômago ou intestino. Pelo contrário, muitos nutricionistas afirmam, também, a teoria de que a maçã é uma fruta com efeito laxante. Qual das duas afirmações é correta?

Piotr Marcinski || Shutterstock

Piotr Marcinski || Shutterstock


Pois o certo é que ambas são verdadeiras, seu efeito vai depender da forma de tomá-la…Se comer uma maçã crua e com pele, estaremos favorecendo o bom funcionamento intestinal e, portanto, a prisão de ventre. Mas se comermos pelada e ralada, favoreceremos a recuperação da flora intestinal e, portanto, o efeito adstringente.


E se falamos da maçã como um elemento culinário, descobrimos que são múltiplas as receitas que podem ser elaboradas com esta fruta, desde uma simples compota, até uma guarnição para carnes ou aves. Além disso, é um rico complemento em saladas, e uma aliada perfeita em alimentação infantil.



Caso queira mais dicas acesse: https://oblogdapaty.com/quitoplan-funciona/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *